quarta-feira, 11 de abril de 2012

de boca a ouvidos


Tenho grande preocupação, quando escrevo esses textos, em transmitir a palavra comunicada por Jesus como sendo o guia para nossa vida. Seguir a palavra faz a diferença em nossa vida, como água e óleo, como luz e trevas. A palavra é a luz para clarear o caminho. Já dizia o salmista que a palavra era lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho.
Muitos não conseguem entender a expressão metafórica para além da compreensão popular concernente a luminosidade. Mas, se estendermos o sentido da palavra, veremos que luz pode significar conhecimento, sabedoria. Então cremos que o conhecimento da palavra clareia o nosso viver e nos dá mais condições de atingirmos nossos objetivos.
Quem conhece o caminho não vacila diante de seus percalços. Quem conhece o caminho não tem medo do que pode encontrar mais adiante. O caminho está claro pela palavra! Jesus se colocou como a luz do mundo, pois quem o conhece não anda em trevas. Quem o conhece tem a luz para o seu caminho. Interessante notar que a luz pode clarear em todas as direções, portanto podemos saber onde estarão os obstáculos, venham de onde vierem. Assim, a importância da luz está na segurança que proporciona para os caminhantes. Sem luz o caminho será sempre perigoso e sem certeza de como e onde chegar.
Tudo isso que disse até agora é para reforçar a idéia de que Jesus, enquanto esteve aqui na terra foi a Luz, pessoalmente, ou seja, falou a palavra de boca a ouvidos. “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. (João 9: 5)
Depois de sua morte a palavra, que é a Luz, continuou aqui conosco. Mas, a partir daí a responsabilidade de ser a luz do mundo é nossa. Nós conhecemos a palavra e devemos passar isso aos demais. Isto significa clarear o mundo sendo a luz do mundo. Não podemos esquecer dessa recomendação jamais! – “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”. (Mateus 5: 14)
Conhecemos a palavra, brilhamos como uma cidade edificada em lugar alto onde todo olho vê. Se andamos na Luz, temos a luz e brilhamos no mundo, clareamos o mundo. Temos conhecimento e sabedoria oriundos da palavra para levar ao mundo e com isso iluminar o mundo. Muito bonito isso.
Pensando assim, creio que podemos afirmar que quem conhece a palavra pode ser a Luz no inicio, no meio e no fim do túnel.
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8: 12)
Muita luz e muita clareza para a sua vida e para toda a sua família, amigos e colegas de trabalho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário