quinta-feira, 5 de abril de 2012

Numa época de Páscoa!


Estamos vivendo dias muito importantes, se somos cristãos. Páscoa sempre nos remete a um tempo passado e antigo. Quem sabe até sem sentido para nossos dias, mas vamos pensar um pouco nisso.
Para os judeus significa uma nova vida na lembrança da saída do Egito, onde deixaram de ser escravos para se transformarem numa nação livre e historicamente muito importante, hoje Israel.
Para os primeiros cristãos, os dá época dos apóstolos, significou o dia da ressurreição de Jesus. Depois de ter sido assassinado pelos políticos e religiosos apoiados pela multidão instigada por eles, ressuscitou dos mortos dando inicio a uma nova fase da história da Igreja, por ele iniciada. Sua ressurreição significava nova esperança de vida abundante e quiçá eterna.
Para os cristãos atuais, a páscoa deveria significar novo nascimento, nova chance, vida nova e abundante. Eu disse deveria, porque às vezes esquecemos do significado real e acrescentamos sentidos que nada dizem sobre a importância para humanidade de momento histórico tão marcante.
A morte de Jesus mostrou até que ponto nossa maldade pode chegar, onde nossa crueldade pode nos levar. Naqueles tempos, levou ao assassinato de um homem justo, que em cada palavra e em cada gesto procurou servir com amor e ensinar que essa deveria ser nossa manifestação de apreço a Deus. De que adiantaria ficarmos nas igrejas fazendo de conta que amamos a Deus se não demonstrarmos isso com nossos semelhantes? O crime de Jesus  foi ensinar e viver o amor às últimas consequências.
Por mais que queiramos dar significados ao chocolate, fora o fato de ser saboroso, nada o torna mais importante que o ressurgir para um momento novo em nossa vida. Podemos até comemorar a páscoa com chocolate, mas o sentimento de vida nova, de mudança de vida é e sempre será o ponto mais importante da comemoração. Que importância teria a páscoa para nós, que não somos judeus, se Jesus não tivesse ressuscitado e se com ele não tivéssemos ressurgido para uma vida nova? Afinal somos novas criaturas, desde que aceitamos viver pelo seu exemplo.
O verso base para este texto não poderia ser mais apropriado: “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos”. (Rom 6: 8)
Pense nesse momento: tudo que aconteceu numa época de páscoa, festa judaica, há dois mil anos idos, foi para dar sentido novo à nossa vida de agora. Hoje podemos ter certeza de que somos importantes para Deus e que ele nos ama demais, pois enviou seu filho que se entregou por nós. Ele nos quer em pé! Ele nos quer filhos, importantes! Por esse motivo, creio que a páscoa, para nós, deva significar aproximação entre pessoas, afeto, amizade, amor sem medida... doAÇÃO!
Que a paz continue a ser real na sua vida com sua família e amigos, numa época de páscoa. Tenho certeza que esse é o desejo do Senhor também. Conte com isso! Feliz Páscoa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário